Inadimplência volta a recuar em Santa Catarina em março

Botões de Compartilhamento

A inadimplência em Santa Catarina registrou queda pelo terceiro mês consecutivo em março. A taxa de famílias com contas em atraso ficou em 21,3%, sexto menor percentual do país. A média nacional para o período foi de 28,6%. Os dados constam na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio SC em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destaca que a sequência de quedas da inadimplência é uma boa notícia para a economia catarinense. Ele lembra que o índice atual está levemente abaixo da média história catarinense, que é de 22%. Além disso, o estado registrou quedas, mesmo quando houve crescimento ou estabilidade do total de inadimplentes no país.

“Esse é um dado que deve ser comemorado. Mostra a resiliência da economia catarinense, ainda mais se levarmos em conta o contexto atual, de inflação e juros em alta. Por outro lado, é algo que afeta diretamente o consumo das famílias”, afirma Dagnoni.

O percentual de famílias endividadas também caiu no estado, passando de 71,2% para 70,2%. De acordo com a economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, isso é reflexo de um menor apetite pelo consumo, especialmente se isso significar dívidas de médio e longo prazo.

“Precisamos acompanhar a evolução desse índice nos próximos meses, mas ele pode indicar uma redução futura do consumo. As famílias podem estar optando por equilibrar as contas ao invés de adquirir novos bens ou itens”, afirma Edilene.

Outra boa notícia apontada pela pesquisa da Fecomércio SC é que o número de famílias sem condições de pagar as suas dívidas caiu pelo segundo mês consecutivo, indo de 6,7% para 6,4%.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Hospital erra e dá antídoto para picada de cobra a 11 recém-nascidos ao invés de vacina em Canoinhas

Prefeitura inicia pavimentação da Rua Antônio Cipriano Corrêa no bairro Industrial Norte

Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS

Alunos da Escola Jorge Zipperer participam da Câmara Mirim e apresentam projeto sobre a Bracatinga na Tribuna Livre

Dia do Colono será celebrado com Sessão Festiva na Câmara no dia 22 de julho

Adolescentes são apreendidos após tentativa de assalto a motorista de aplicativo em SC