O estado de Santa Catarina enfrenta, nesta sexta-feira (9), ao menos três alertas ativos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à previsão de tempestades e chuvas intensas. Os fenômenos, que incluem raios, granizo e ventos superiores a 60 km/h, também foram alertados pela Defesa Civil estadual e pela Epagri/Ciram.
O primeiro aviso de perigo teve início ainda na manhã de quinta-feira (8), às 10h07min, e segue até as 18h desta sexta. Ele atinge especialmente o Oeste catarinense, com previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar até 100 mm por dia. Os ventos podem variar entre 60 e 100 km/h. As cidades de Caibi e Caxambu do Sul estão na rota direta da tempestade.
Outro alerta, válido desde as 10h desta sexta-feira, se estende até às 23h59min e abrange praticamente todo o território estadual, incluindo o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis, o Norte e Sul catarinense, além da Serra.
Além disso, o Inmet também emitiu um alerta de perigo específico para chuvas intensas no Norte do Estado, com início previsto às 13h desta sexta e término às 10h de sábado (10). Estão em atenção os municípios de Balneário Barra do Sul, Araquari, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Garuva e Guaramirim.
De acordo com a Epagri/Ciram, a instabilidade é causada pela passagem de uma frente fria, que avança rapidamente e deve provocar temporais isolados e acumulados elevados de chuva em um curto espaço de tempo, começando pelo Oeste e Sul e se espalhando por todas as regiões até o início de sábado.
A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população procure abrigo seguro, mantenha distância de janelas, árvores, placas e postes de energia, e evite transitar por áreas alagadas ou pontes submersas.