Movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresce acima da média nacional

Botões de Compartilhamento

A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresceu acima da média nacional. Nos primeiros três meses de 2025 foram 16 milhões de toneladas, 5,56% a mais do que o mesmo período de 2024. No Brasil foram 55 milhões de toneladas, com queda de 1,92% no mesmo período. Os dados foram apurados pela Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que divulgou as informações esta semana.

Foto de Roberto Zacarias/SECOM

“Esses números significam que passaram pelos portos catarinenses quase 30% de toda a carga movimentada no país. É porque aqui temos os melhores portos privados do Brasil. E temos também os melhores portos públicos, não por acaso são exatamente os dois que são administrados pelo Governo do Estado”, afirma o governador Jorginho Mello. 

No transporte de contêineres o crescimento registrado no primeiro trimestre de 2025 foi de 20,02% em relação ao ano anterior, com 7,7 milhões de toneladas. O índice é o dobro da média nacional que ficou em 9,45% (38,9 milhões de toneladas). Pelos portos do estado, passam quase 20% de todos os contêineres que são movimentados no Brasil. No total foram movimentados 718,4 mil TEUs, um crescimento de 22,28%, enquanto que no Brasil foram 3,6 milhões de TEUs e crescimento de 12,4%. Dois portos figuram entre os cinco mais movimentados do país.

“Esse desempenho dos portos catarinenses, especialmente no setor de contêineres, é muito significativo, pois atravessamos um momento de obras em Navegantes e, portanto, restrições em nossa capacidade. Mas com muito trabalho e eficiência logística os portos estão conseguindo atender as demandas e manter a produtividade”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

Com relação à movimentação portuária em toneladas o Porto de São Francisco do Sul movimentou 4,2 milhões de toneladas, seguido pelo Porto Itapoá com 4 milhões de toneladas, Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul com 2,54 milhões de toneladas,  Portonave com 2,53 milhões de toneladas, Porto de Imbituba com 1,7 milhões de toneladas e Porto de Itajaí com 858 mil toneladas.

Na movimentação de TEUs, o Porto Itapoá movimentou 366,6 mil TEUs, Portonave 263,6 mil TEUs, Itajaí 58,5 mil TEUs e Imbituba 29,5 mil TEUS.

Fonte: Agênia de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Casal é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Corpo de jovem desaparecido é encontrado enterrado em propriedade rural de Campo Alegre

Adolescente é levado ao hospital após ser atropelado por trem em Rio Negrinho

Ex-funcionário é preso após furtar R$ 80 mil de empresa em São Bento do Sul

Área de escape na Serra Dona Francisca vai “aproveitar” atual traçado; redesenho de curva terá concreto

Últimas notícias

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Acidente de trânsito mobiliza bombeiros em São Bento do Sul

Comissão aprova tempo extra nos exames da CNH para pessoas com transtorno de aprendizagem

Teste do pezinho será realizado no sábado (21), na unidade central de saúde

SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira

Brasil se declara país livre da gripe aviária