Binômios do Corpo de Bombeiros Militar realizam treinamento conjunto em Florianópolis

Botões de Compartilhamento

Em um cenário que simula as situações de resgate, 10 binômios — formados por bombeiros militares e cães de busca — se reuniram em Florianópolis para um treinamento conjunto que reforça a excelência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Durante dois dias, os treinamentos ocorreram em cenários distintos que envolveram operações com drones, aeronaves e embarcações.

Fotos: Divulgação / CBMSC

Organizado pela Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, o treinamento foi dividido em dois momentos: a ambientação com aeronaves e a ambientação com embarcações. No primeiro dia, os binômios participaram de exercícios com drones, buscando aprimorar a integração entre as equipes humanas, os cães e as tecnologias empregadas em operações reais.

Segundo o major Alan Delei Cielusinsky, presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, o treinamento é essencial para garantir a sincronia e a eficiência das equipes: “O cão de busca, hoje, na doutrina do CBMSC e também já a nível nacional, é uma ferramenta fundamental, que faz muita diferença na busca de pessoas perdidas ou desaparecidas, seja em ambientes rurais, desastres, deslizamentos ou escombros. Ele potencializa a ação humana nesses cenários.”

Nesta quinta-feira, no Batalhão de Operações Aéreas (BOA) , o treinamento teve como foco a atuação conjunta entre a equipe aérea e de cães em situações de catástrofes e desastres. As atividades começaram com exercícios em solo, seguidos por procedimentos de ambientação dos cães ao helicóptero, incluindo a exposição aos ruídos, ventos e demais condições operacionais.

Na sequência, foi realizado um simulado de embarque e desembarque em ambiente controlado, reproduzindo um cenário com espaço restrito. O objetivo principal da ação foi promover a padronização das operações conjuntas, garantindo a segurança dos militares e dos cães envolvidos. O treinamento também visa orientar a aquisição de materiais específicos para esse tipo de atividade, contribuindo para o constante aprimoramento técnico e profissional das equipes.

Durante a tarde, o treinamento foi concentrado no Grupo de Busca e Salvamento (GBS), com a ambientação dos cães a operações embarcadas. A familiarização com embarcações visa ampliar a eficiência das equipes em missões de busca e salvamento que envolvam o deslocamento sobre a água.

Este foi o primeiro de três treinamentos conjuntos previstos para o ano de 2025. “Nesse primeiro treinamento, trabalhamos a atualização no uso de drones, além da ambientação dos cães com aeronaves do Batalhão Aéreo, tanto aviões quanto helicópteros, parados e em movimento. Finalizamos com a ambientação nas embarcações e, posteriormente, a busca rural de pessoas vivas e de restos mortais.”
O oficial ressaltou a importância do treinamento conjunto: “É fundamental que os binômios tenham sincronia, tanto entre homem e cão quanto com toda a equipe. Muitas vezes eles atuam em parceria nas ocorrências, principalmente em grandes desastres. Essa dinâmica de deslocamento, reunião e participação em treinamentos que simulam situações reais é imprescindível para a excelência no atendimento.”

Notícias mais lidas

Veículo furtado em Rio Negrinho é recuperado em duas horas após registro da ocorrência

Jovem de Rio Negrinho morre aos 24 anos após luta contra doenças crônicas

Rio Negrinho se despede de Cleide Jablonski

Passo a passo para fazer uma mini estufa com garrafa PET

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Últimas notícias

Analfabetismo de pessoas com deficiência é quatro vezes maior no país

Detran/SC alerta população sobre golpe da multa no para-brisa do carro

Prefeitura de Rio Negrinho Conclui Pavimentação de Quatro Ruas no Bairro Alegre

São Bento do Sul iniciará atualização do Plano Local de Habitação de Interesse Social

Jorginho Mello inaugura restauração da SC-340 em Porto União

Comunidade celebra com fé e emoção o dia de Santa Rita de Cássia no bairro Industrial Norte