Santa Catarina registra queda no número de feminicídios, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Botões de Compartilhamento

Santa Catarina contabilizou uma queda de 12% dos casos de feminicídios em 2024, quando comparado ao ano anterior, alcançando uma taxa de 1,3 casos para cada 100 mil habitantes. Enquanto isso, o país registrou um aumento de 0,7% neste tipo de crime.

Foto: Jonatã Rocha / SECOM

Foram 51 feminicídios registrados no ano passado em SC, contra 57 em 2023. Esse e outros resultados positivos para o estado catarinense constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira, 24, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O resultado que consta na publicação nacional confirma a tendência de queda desse tipo de crime no estado catarinense, conforme os números recém divulgados pelo Governo do Estado acerca do primeiro semestre de 2025. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, nos primeiros seis meses do ano Santa Catarina registrou novamente uma diminuição no número de feminicídios, alcançando a segunda menor taxa da série histórica iniciada em 2018 (0,29 para cada 100 mil habitantes).

Em relação ao primeiro semestre de 2024, a queda chega a 30,3%. Nos primeiros meses do ano, de forma geral os crimes praticados contra mulheres em situação de violência doméstica também apresentaram uma redução de 3,6%, com 1.845 ocorrências a menos que no mesmo período de 2024.

A vice-governadora Marilisa Boehm, que já foi delegada de polícia por três décadas, relembra os desafios do atendimento deste tipo de ocorrência e o quanto o Estado avançou nos últimos anos. “Hoje temos a Sala Lilás, um espaço acolhedor, que recebe as vítimas de violência, com privacidade e escuta. Isso encoraja que mais denúncias sejam feitas e que mais medidas preventivas possam acontecer. O governador Jorginho Mello tem sido um grande parceiro nessa luta e agora estamos conseguindo colocar em prática o nosso Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que vai nos possibilitar mais ações”, afirma.

Apesar dos avanços em relação a esses crimes, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, reconhece que a violência contra as mulheres é um dos grandes desafios a serem combatidos em todo o país com urgência. Para o secretário, trata-se de um processo que exige diversas frentes de atuação, como a instituição de políticas públicas e campanhas educativas, de forma a desconstruir esse problema que tem um contexto cultural que precisa ser erradicado da sociedade.

“Com apoio e investimentos direcionados pelo governador Jorginho Mello, no campo da Segurança Pública o estado de Santa Catarina vem fazendo a sua parte com uma série de programas que são ofertados às pessoas por intermédio das forças de segurança que compõem a SSP. São programas como a Patrulha Maria da Penha e a Rede Catarina de Proteção às Mulheres, da Polícia Militar, assim como o PC por Elas, da Polícia Civil, e o PCI por Elas, da Polícia Científica, voltados ao acolhimento das vítimas e apuração desses crimes. Da mesma forma, o Corpo de Bombeiros Militar realiza uma série de palestras e atuações no sentido de buscar implantar a cultura de não violência contra vulneráveis, em especial as mulheres”, destaca.

O Anuário Brasileiro da Segurança Pública apresenta os números da criminalidade no país a partir dos dados estatísticos oficiais encaminhados pelos 26 estados e Distrito Federal. Considerando os quatro últimos anos computados pela publicação, Santa Catarina registrou 55 casos feminicídio em 2021, seguido de 57 casos em 2022 e 2023, finalizando com a queda para 51 casos em 2024.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Nota de falecimento

Ação conjunta entre PM e PRF resulta na apreensão de mais de 130 kg de maconha e prisão de cinco pessoas em Rio Negrinho

Homem de 75 anos é preso após atear fogo na própria esposa em Campo Alegre

Conta de luz terá bandeira tarifária vermelha patamar 2 em agosto

Operação desarticula rede de pirataria e apreende R$ 1,5 milhão em produtos falsificados em Brusque

Festa do Agricultor e Motorista 2025 começa hoje com rodeio, exposições e muita animação