Dando continuidade nas entrevistas com os vereadores mirins eleitos para a Legislatura de 2024, Rian Preisler Siqueira é aluno do 6º ano, tem 13 anos e estuda na Escola Básica Estadual Jorge Zipperer.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
O jovem estudante fala sobre a experiência em assumir a Câmara pela segunda vez, já que também foi vereador mirim em 2022. Rian destaca que será mais um ano de novas experiências junto aos vereadores mirins eleitos, os quais ele já teve contato com alguns em eventos e locais que estiveram.
O jovem ainda frisa que o apoio dos amigos da escola e da família foram fundamentais para que ele fosse eleito em 2022 e 2023, tendo mais uma oportunidade de estar à frente de trabalhos para ajudar sua comunidade escolar.
PERFIL – Por que se candidatar mais uma vez e como foi a experiência da primeira vez como vereador mirim?
RIAN – Resolvi me candidatar novamente, pois com a experiência que tive no primeiro mandato fiquei encantado com o projeto. Ainda mais quando fui vendo como funcionavam as sessões, como se comportar em público, e teve o curso de oratória que me ajudou muito a evoluir no falar em público.
Você estar dentro da Câmara de Vereadores, sentar naquelas cadeiras, mesmo sendo apenas vereador mirim, temos a oportunidade de ajudar na escola e aos amigos.
Quando se fala em política, as pessoas, às vezes, reagem mal ou dizem que não gostam dela, mas a política é necessária, precisamos aprender com ela e saber que podemos ser sim pessoas de bem dentro da política. Mesmo ainda sendo jovem, com 13 anos, sei que nós vereadores mirins somos inspiração para algumas pessoas e ajudamos a mostrar que a política deve ser feita por todos.
PERFIL – Quais seus projetos e ações para este ano de 2024? Quando você foi vereador pela primeira vez, conseguiu com que algum requerimento seu fosse atendido?
RIAN – Sobre a experiência do primeiro mandato, como tinha dito antes, foi de extremo aprendizado. Aprendi várias coisas: como falar em público, teve diversos eventos, e o mais especial foi a viagem à Florianópolis, que foi de extremo aprendizado sobre como funciona a Alesc.
Eu pretendo refazer algumas das ações, como câmeras de segurança na entrada da escola, logo no portão da escola, e também sobre a manutenção das calçadas e a pintura das faixas, pois passam várias pessoas e a segurança é bem importante, pois ali tem muita movimentação de veículos.
E, sim, tive requerimentos atendidos, como a implantação de mais um 6° ano da escola do Jorge Zipperer, pois vários querem estudar ali, mas não tinham turmas do 6° ano, pois nesse caso só tinha uma, e teve a implantação de mais uma, podendo atender mais alunos em nossa escola.
PERFIL – Como foi a experiência em ter os vereadores trabalhando com vocês?
RIAN – Como falei, estar na Câmara de Vereadores já é uma experiência super válida, e poder contar e conviver com os vereadores é muito bom. Eles nos ajudam em várias coisas como, por exemplo, quando vamos fazer um requerimento.
Eles podem ajudar nos dando dicas e informações da forma a fazer o requerimento correto. E, claro, eles têm experiência, são muito importantes nos auxiliando, sendo amigos e fazendo a diferença.
Ser vereador é uma função difícil, mas de extrema importância e relevância para a comunidade, porque um vereador pode ajudar e nós, como mirins, queremos ajudar nossa escola e nossa comunidade.
Desta forma quero deixar minha gratidão aos vereadores, aos alunos que votaram em mim na primeira vez e que, agora, mais uma vez pude contar com os votos para me eleger novamente. Acredito que isso mostra que fui um bom vereador mirim, dentro das minhas possibilidades.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO