A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Rio Negrinho, na noite desta segunda-feira (25), teve alguns requerimentos aprovados, mas principalmente a votação para Aprovação das Contas da prefeitura do ano-base 2022, aprovada sem restrições pelo TCU Estadual.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Antes, requerimentos feitos em sessões anteriores por vereadores foram respondidos, destacando aquele que solicitou por parte do executivo informações quanto ao Projeto da Reforma Administrativa, seu custo até aqui, as etapas já concluídas e pagas, previsão de finalização entre outras informações, que foram prestadas pela empresa contratada, que também esclareceu quanto ao andamento do mesmo, sobre a queda de arrecadação do município, limites financeiros e outras questões discutidas com comissões e setores envolvidos, sobre restrições ao projeto em função do ano eleitoral, de acordo com a justiça eleitoral, e que a empresa tem se adaptado às condições em relação a seus pagamentos, procurando manter cronogramas de trabalho sem prejuízos ao município.
A prestação de contas do executivo, do ano-base 2022, foi aprovada sem ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado e também por todos os vereadores, após o Prefeito Municipal Caio Cesar Treml, presente na sessão, juntamente com seu Vice Pablo Ribeiro e usando a tribuna para prestar contas e esclarecimentos sobre os trabalhos e ações desenvolvidos em 2022, citando ações e obras diversas, na educação, saúde, infraestrutura na cidade e no interior, habitação, regularização de títulos de propriedade entre outras.
O Vereador Ineir Miguel Mittmann (Kbelo) entrou com requerimento solicitando informações quanto ao número de pontos de ônibus que atendem ao transporte coletivo e propondo melhorias nos mesmos e também teceu críticas novamente ao executivo, apresentando ainda mais uma emenda parlamentar que obteve de R$ 800 mil para a construção de abrigos de ônibus.
Vereadores Arlindo da Cruz (Piska), Roseli Zipperer do Amaral, entraram com requerimentos solicitando melhorias em ruas e nos cemitérios que também foram objetos de considerações em função de alguns serem em propriedades particulares e associações de bairro, o que impede legalmente a prefeitura de fazer melhorias e manutenções nos mesmos.
O vereador Cassio Alves, comentou sobre possível projeto de lei que permite que a prefeitura possa assumir esse trabalho nesses cemitérios e sobre os moradores doarem essas áreas para a prefeitura o que poderia ser feito resolvendo o problema.
Vereadores da oposição entraram com requerimento solicitando ao executivo informações sobre os Alvarás de Funcionamento e dos Bombeiros, das escolas municipais e CMEIs, que se não regularizados podem impedir as escolas de participarem de programas como o FIA.
Todos os vereadores comentaram sobre a importância desses alvarás e também sobre as necessidades diversas das escolas, com serviços pequenos de manutenção e consertos que os diretores das escolas poderiam resolver com agilidade se tivessem autonomia com valor financeiro pré-definido para essas demandas sempre existentes.
O vereador Rodrigo dos Santos (Dido) Presidente da Câmara informou que está em fase de aprovação e implantação um cartão com valor pré-definido que deverá resolver em parte essa questão em relação às escolas.
As Barracas em Forma de Vagão, lembrando a Maria Fumaça, atração turística da cidade, adquiridas pelo executivo para a Via Gastronômica no centro da cidade, também foram alvo de comentários de alguns vereadores em relação à sua má qualidade de construção e tamanho que consideraram muito pequeno e como terão sua utilização regulamentada, tendo sido proposto um projeto de lei a ser aprovado pela câmara quando a essa regulamentação.
A Senhora Ruthe Martins, nos seus 75 anos, utilizou a tribuna popular, como parte da programação da Procuradoria da Mulher, no mês de homenagem às mulheres, para falar sobre sua história como mulher, mãe, avó e bisavó.
Falou sobre o que é a mulher, um ser humano insubstituível. Falou de sua trajetória profissional, sobre sua vida pessoal e as muitas superações que enfrentou, voltando a estudar depois de alguns anos, tornando-se professora por 25 anos e depois fazendo faculdade de Psicologia em Caçador, deslocando-se para lá toda semana e ainda fazendo pós-graduação depois.
Mais tarde acabou trabalhando como auxiliar de enfermagem, um sonho antigo que tinha, juntando seus conhecimentos para atender melhor as pessoas, somando mais de 50 anos de trabalho e dedicação.
Ao final, após contar sobre sua bela história de vida, pediu uma oração pelas mulheres e suas superações e pelos membros da Câmara, pedindo as bênçãos de Deus e sabedoria para todos, sendo aplaudida de pé pelos presentes.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO