Ex-Secretário de Finanças de Rio Negrinho é condenado a 19 anos de prisão

Botões de Compartilhamento

Dimas Kocan, ex-secretário de Finanças da Prefeitura de Rio Negrinho, foi condenado a uma pena de 19 anos, 3 meses e 2 dias de prisão em regime fechado, além de 111 dias-multa. Ele foi considerado culpado pelos crimes de peculato e falsidade ideológica.

Durante seu mandato como secretário de Finanças, de setembro de 2022 a outubro de 2023, Kocan desviou mais de R$ 3 milhões de contas municipais para contas pessoais e para uma empresa que ele próprio criou.

Em depoimento, Kocan admitiu que começou a cometer o crime para pagar dívidas acumuladas ao longo dos anos. No entanto, a situação saiu do controle e ele continuou a desviar fundos. Ele também revelou que preferia usar o sistema da Caixa Econômica Federal (CEF) para os desvios, pois era menos rigoroso que o do Banco do Brasil (BB).

Kocan também falou sobre a criação de uma empresa, que inicialmente pretendia ser uma empresa legal, mas que acabou sendo usada para lavagem de dinheiro. Ele confessou que, além de pagar dívidas, usou o dinheiro desviado para adquirir bens, trocar de carro, reformar sua casa, fazer viagens, gastar com cartão de crédito, fazer doações e investir na empresa de um sócio.

Ele também admitiu que agiu sozinho, sem a ajuda de qualquer outra pessoa na Prefeitura. Como resultado de suas ações, Kocan teve seus bens sequestrados, perdeu seu cargo e atualmente está preso no Presídio Regional de Mafra. A sentença ainda está sujeita a recurso.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Isenção parcial em tarifaço preocupa Santa Catarina, e Facisc reforça defesa por negociação ampla com os EUA

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho tem nova diretora: Carolina Draczynski assume função com apoio de vereadores e servidores

Rede municipal de ensino retorna às aulas na próxima segunda-feira (4) em São Bento do Sul

Câmbio Verde arrecada mais de 6 toneladas de recicláveis em São Bento do Sul

Alexandre de Moraes compara atos de Eduardo Bolsonaro nos EUA a tentativa de golpe

Começa a fase de terraplanagem nas obras das áreas de escape da Serra Dona Francisca