Nesta terça-feira (07), uma moradora de Jaraguá do Sul, teve uma surpresa inesperada ao encontrar uma píton de aproximadamente três metros de comprimento dentro de seu galinheiro. A descoberta do réptil, comum na Ásia, desencadeou uma operação de resgate conduzida pelos Bombeiros Voluntários da cidade.
De acordo com informações do biólogo Christian Raboch Lempek, responsável pelo caso, a cobra exótica havia matado três galinhas e se alimentado de uma delas antes de ser descoberta. Apesar de aparentar boa saúde, a píton não possuía um chip de identificação, sugerindo que tenha sido adquirida ilegalmente, possivelmente vindo do tráfico de animais.
“Por ser de grande porte, o resgate exigiu um pouco mais de esforço. Assim que capturamos o animal, o levamos a um veterinário para verificar sua legalidade, mas não encontramos nenhum chip. Isso indica que provavelmente é um animal ilegal que escapou de alguma residência”, explicou o biólogo da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente).
A píton resgatada permanecerá sob os cuidados da fundação, inicialmente para fins ambientais. No entanto, existe a possibilidade de que seja encaminhada ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Florianópolis, ou a algum zoológico da região, onde poderá receber os cuidados necessários.