Na sessão da Câmara de Vereadores foram lidas respostas de requerimentos de vereadores feitos em sessões anteriores:
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
– Oficio da Secretaria de Educação referente aos uniformes e kits escolares ainda não entregues que estão em andamento e deverão ser entregues em breve.
– Oficio da Secretaria da Educação informando que está em andamento projeto para refeitório na EMEB Menino Jesus
– Oficio da Secretaria de Administração informando que não houve aumento da Taxa da Cosip como denunciado por vereadores e com informações a respeito.
Projeto de Lei proposto por todos os vereadores foi apresentado e aprovado, designando rua do município que ainda não tinha nome, com o de Joao Francisco Machado, o que resolve também o problema dessa rua, que vai permitir a regularização dos terrenos e casas na rua agora devidamente denominada.
Todos os vereadores comentaram sobre a importância da homenagem feita ao Sr. João, com considerações à ele, sua história e sua família que estava presente e emocionada, portando um quadro com fotos dele e aplaudindo a aprovação do projeto.
Projeto de Lei do executivo: Autorizando Termo de Cessão de veículo para a Polícia Civil do município e informações a respeito foi aprovado por unanimidade.
Requerimentos
Foram apresentados e aprovados 7 requerimentos de vereadores, solicitando melhorias, infraestrutura, pavimentação, lombadas, faixas elevadas, e estudos para alterações em ruas visando aumentar a segurança em determinados locais de grande movimento e para evitar acidentes, principalmente perto de escolas e em locais com maior concentração de moradores.
O Vereador Sandro de Jesus Plazido apresentou requerimento solicitando Estudo para “Implantação de Tarifa Zero” para o transporte público, justificando que outras cidades do estado já contam com esse benefício e fazendo outras considerações quanto ao mesmo.
Os vereadores Arlindo André da Cruz (Piska), Manoel Alves Neto (Maneco), Flavia Vicente, Alessandra Cristofolini, fizeram elogiaram ao requerimento com comentários favoráveis ao mesmo, que poderia a principio contemplar pessoas necessitadas, pacientes que precisam se deslocar para irem ao médico ou fazer exames, mas também lembrando que a prefeitura já tem gastos elevados com transporte escolar e que o requerimento requer um estudo bem mais aprofundado para comprovar a viabilidade ou não da proposta.
Requerimento dos vereadores Manoel Alves Neto (Maneco), Roseli Zipperer do Amaral e Flávia Vicente solicitando informações financeiras, despesas e receitas do IMA – Instituto Maria Schmidt e TCE – Tribunal de Contas do Estado, sobre prestação de contas do instituto.
A vereadora Flávia justificou o requerimento e a necessidade de se obter essas informações que o Instituto Santé também apresentou faz dois anos quando administrava o hospital, sendo seguida pelos outros vereadores que assinaram o requerimento comentando sobre a necessidades da transparência dessas informações e que é obrigação dos vereadores fiscalizar as mesmas, sendo seguidos pelo vereador Arlindo André da Cruz (Piska), favorável ao requerimento se mostrando mais uma vez contrário ao hospital ser administrado por terceiros e chamando atenção do prefeito para as diversas reclamações que tem recebido quanto ao hospital.
O vereador Rodrigo dos Santos (Dido), lembrou que o IMAS recebe repasses da prefeitura para manter o pronto socorro e que repasses dos governos estadual e federal agora maiores estão ajudando o instituto a pagar dívidas.
Palavra Livre
A tribuna foi ocupada pela vereadora Roseli Zipperer do Amaral, comentando sobre solicitação de lixeiras no pátio da matriz já feita há muito tempo e não atendida, sobre material de demolição que pessoas jogam em terrenos vizinhos e sobre a boa educação, cordialidade, respeito, empatia e humanidade não devidamente adotadas no atendimento em órgãos públicos.
Manoel Alves Neto (Maneco) falou sobre o DNIT e obras que serão iniciadas na BR 280 que cruza a cidade e também sobre problemas de atendimento no hospital que precisa melhorar.
Arlindo André da Cruz (Piska), parabenizou organizadores e voluntários pela festa no Vista Alegre, agradeceu o Deputado Darci de Mattos pela verba para a Rede Feminina atendendo seu pedido e ainda apresentou áudio de pessoa que foi ao hospital com hora marcada e não tinha médico para atender, também comentando sobre valor cobrado de uma pessoa por uma injeção entre outras criticas.
No uso da palavra livre Cassio Alves (Cassinho), comentou sobre visita as obras no Pavilhão dos Imigrantes, elogiando a empreiteira que é do norte do país por estar fazendo um bom trabalho já em fase de conclusão e lembrando da importância do local voltar a abrigar eventos diversos importantes para a cidade.
Encerrando, o vereador Rodrigo dos Santos (Dido), comentou a resposta de requerimentos sobre acusações de aumento da Cosip que não houve e a forma de cálculo para cobrança da taxa, explicando que é gerada em função do consumo de cada usuário e sobre a contrapartida da prefeitura para cobrir a diferença para pagar os gastos com a iluminação pública, chamando atenção dos vereadores para que se informem melhor antes de fazerem certas acusações.
Ainda comentou sobre o recapeamento da BR 280 no trecho que corta a cidade que será iniciado por esses dias de acordo com o DNIT e posteriormente encerrando a sessão.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO