Sol e calor permanecem em Santa Catarina na primeira segunda-feira da primavera; confira

Botões de Compartilhamento

Após o início da primavera no domingo (22), as temperaturas devem seguir altas nesta segunda-feira (23), com predomínio do sol em Santa Catarina. As máximas podem chegar nos 38°C, como no Oeste e no Litoral Sul. Em boa parte do litoral, no entanto, os termômetros não devem passar dos 25°C.

O dia também promete ser de umidade baixa. Nas horas mais quentes do dia, segundo a Defesa Civil do Estado, a umidade pode ficar em torno de 30% no Oeste.

O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao calor intenso. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, os ventos de nordeste sopram persistentes e com rajadas de até 50 quilômetros por hora.

Temperaturas podem bater 40°C na terça

Na terça-feira (24), uma área de alta pressão segue mantendo o tempo firme e com pouca nebulosidade no Estado. No Oeste e no Litoral Sul, o dia começa abafado, já com temperaturas entre 20°C e 23°C. À tarde os termômetros oscilam entre 35 e 39°C no Oeste, podendo chegar aos 40°C na região de Itapiranga, segundo a Defesa Civil.

No resto do Estado, temperaturas variam de 30 a 35°C. Além do calor, a umidade do ar fica baixa entre o Oeste e os planaltos durante a tarde.

O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. Os ventos seguem soprando com moderada a forte intensidade entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Primavera promete ser quente em SC

A primavera em Santa Catarina será mais quente que o normal, conforme a Epagri/Ciram. A estação, que começou neste domingo, apesar de altas temperaturas, também terá variações climáticas, passando por dias de geada no Planalto Sul, chuva e termômetros acima dos 30°C em outras regiões.

Nos próximos três meses, deve haver dias consecutivos de registros acima dos 30°C. Em setembro, a média da temperatura máxima ficará entre os 19°C e 23°C. Já em outubro, a média será de 21°C a 29°C. Em novembro, a estimativa é de que os termômetros alcancem os 23°C e ultrapassem os 30°C.

La Niña terá intensidade fraca em SC

Segundo o Inmet, o La Niña deve iniciar no Brasil já neste mês de setembro, com 58% de chances no trimestre que vai até novembro. O fenômeno é capaz de modular os padrões regionais do clima no Brasil, aumentando as chances de chuvas acima da média nas regiões Nordeste e Norte do país e trazendo escassez de chuvas para o Sul.

Volumes médios de chuva

Em setembro, a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, e nas demais regiões, chuva próxima à média. Segundo a Epagri, os totais de chuva no mês devem variar de 150 a 210 milímetros no Oeste e Meio-Oeste e de 110 a 170 milímetros nas demais regiões.

Outubro será de chuva próxima à média no Extremo Oeste e Oeste, e próxima a acima da média climatológica nas demais regiões. Os volumes serão mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 milímetros no Oeste e Meio-Oeste e de 140 a 180 milímetros nas demais regiões.

Em novembro, há previsão de chuva próxima à média no Estado. O órgão de monitoramento ressalta que a chuva deve ser irregular, mal distribuída no tempo e no espaço, como observado no mês de agosto. Destaca-se também que, durante a estação, há possibilidade de eventos de chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo, ventania e períodos de estiagem.

Fonte: NSC Total

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Lei municipal proíbe fogos de artifício com barulho em Rio Negrinho

Entre balões, abraços e despedidas: alunos do Colégio Jorge Zipperer vivem último dia de aula com emoção e reconhecimento

VÍDEO: Estátua da Havan desaba após fortes rajadas de vento de 90km/h no RS

Natal Solidário em Rio Negrinho arrecada mais de uma tonelada de alimentos com pista de patinação

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho inaugura ampliação da sede com novos espaços modernos

Confira a previsão do tempo para esta semana em SC