Setembro Verde: com 52 doações de córneas por pacientes oncológicos este ano, Cepon reforça a importância do ato

Botões de Compartilhamento

No Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, destaca a relevância da doação de córneas por pacientes oncológicos como um ato de solidariedade que transforma vidas. Em 2024, o Cepon realizou 52 doações de córneas, proporcionando a diversas pessoas a chance de recuperar a visão.

“Todo indivíduo tem o direito de ser doador. O ideal é que informe sua família, pois são os familiares de até segundo grau que têm o poder de autorizar a doação”, esclarece o presidente da Fahece, Alvin Laemmel, que faz a gestão do Cepon.

Embora pacientes oncológicos possuam restrições para realizar doação de órgãos, eles ainda podem doar córneas, salvo em casos de doenças onco-hematológicas. Aproximadamente 90% das córneas doadas estão aptas para transplante e podem ser preservadas por até 15 dias após a retirada.

De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes), 405 pessoas aguardam por um transplante de córnea no estado. Para muitos, a doação é a única esperança de uma nova oportunidade.

“O Cepon conduz esse processo de maneira ética, garantindo que o corpo do doador seja tratado com respeito, sem alterar sua aparência, o que permite uma despedida digna e sem atrasos”, destaca o diretor-geral do Cepon, Marcelo Zanchet.

Desde 2013, a Comissão Hospitalar de Transplantes do Cepon (CHT-Cepon) tem desempenhado um papel crucial nesse processo, com 970 doações de córneas realizadas até o momento. De acordo com a enfermeira Giovanna Trescher, presidente da CHT-Cepon, “esse número conferiu ao Cepon o título de maior captador de córneas de Santa Catarina em 2018”.

Cada doação de córneas pode beneficiar até duas pessoas, e o comprometimento da equipe profissional e dos familiares dos doadores é fundamental para oferecer uma nova chance a quem está na fila de espera. Cada vez que uma família diz “sim” à doação, ela não apenas salva uma vida, mas dá a alguém a oportunidade de recomeçar. Converse com sua família, somente ela pode autorizar a doação.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Edição do Câmbio Verde coleta 8 toneladas de resíduos no bairro Serra Alta em São Bento do Sul

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

Mais de 240 animais são resgatados em situação de maus-tratos em SC

Procon de São Bento do Sul divulga pesquisa de preços da Cesta Básica

Seleção Militar em Rio Negrinho tem mudança de local para fase de entrevistas

Curso preparatório marca início da 9ª Legislatura do Programa Vereador Mirim em Rio Negrinho