Imetro-SC conclui operação Férias Seguras em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

Durante o mês de julho o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina intensificou a fiscalização na operação especial Férias Seguras. O objetivo foi verificar a conformidade de produtos e serviços que impactam diretamente a segurança dos consumidores no período de férias escolares. A ação, nacional, foi coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Fotos: Divulgação / Imetro-SC

A operação envolveu a fiscalização de produtos, como capacetes de motociclistas, pneus novos para motocicletas, colchões, dispositivos de retenção infantil, grelhas elétricas e itens de higiene e limpeza. Também foram fiscalizados serviços e componentes relacionados à instalação e requalificação de cilindros de gás natural veicular (GNV), como válvulas, suportes, linhas de pressão e sistemas de ventilação. Foram avaliados ainda o atendimento aos requisitos de balanças em restaurantes e padarias, além da verificação de medidores de velocidade e outros instrumentos de medição regulamentados.

Em Santa Catarina, foram fiscalizados 1.768 produtos e encontradas sete irregularidades. Seis estabelecimentos foram notificados. Entre as falhas encontradas estão: instalador de GNV com certificados de calibrações fora da validade, equipamentos sem as condições perfeitas para uso, certificados de calibração e verificação vencidos, colchões de espuma sem certificação, empresa reformadora de pneus sem registro, entre outros.

Fiscais da área da Qualidade do Imetro-SC visitaram 60 estabelecimentos em 18 cidades: Palhoça, Pinhalzinho, Blumenau, Imbituba, Araranguá, Joinville, Biguaçu, São José, Timbó, Indaial, Braço do Norte, Caçador, São Lourenço do Oeste, Orleans, Criciúma, Santa Cecília, Quilombo e Içara.

Os produtos com foco na operação Férias Seguras são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.

De acordo com o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, a operação corrobora com uma das determinações do governador Jorginho Mello, de prover mais segurança ao cidadão e consumidor catarinense, nesse período de maior fluxo nas estradas e no consumo e uso de determinados tipos de produtos.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

IMA divulga relatório de balneabilidade de julho

Polícia deflagra operação contra mulher que perseguiu e difamou padre por mais de um ano em SC

Isenção parcial em tarifaço preocupa Santa Catarina, e Facisc reforça defesa por negociação ampla com os EUA

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho tem nova diretora: Carolina Draczynski assume função com apoio de vereadores e servidores

Rede municipal de ensino retorna às aulas na próxima segunda-feira (4) em São Bento do Sul

Câmbio Verde arrecada mais de 6 toneladas de recicláveis em São Bento do Sul