Imetro-SC conclui operação Férias Seguras em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

Durante o mês de julho o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina intensificou a fiscalização na operação especial Férias Seguras. O objetivo foi verificar a conformidade de produtos e serviços que impactam diretamente a segurança dos consumidores no período de férias escolares. A ação, nacional, foi coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Fotos: Divulgação / Imetro-SC

A operação envolveu a fiscalização de produtos, como capacetes de motociclistas, pneus novos para motocicletas, colchões, dispositivos de retenção infantil, grelhas elétricas e itens de higiene e limpeza. Também foram fiscalizados serviços e componentes relacionados à instalação e requalificação de cilindros de gás natural veicular (GNV), como válvulas, suportes, linhas de pressão e sistemas de ventilação. Foram avaliados ainda o atendimento aos requisitos de balanças em restaurantes e padarias, além da verificação de medidores de velocidade e outros instrumentos de medição regulamentados.

Em Santa Catarina, foram fiscalizados 1.768 produtos e encontradas sete irregularidades. Seis estabelecimentos foram notificados. Entre as falhas encontradas estão: instalador de GNV com certificados de calibrações fora da validade, equipamentos sem as condições perfeitas para uso, certificados de calibração e verificação vencidos, colchões de espuma sem certificação, empresa reformadora de pneus sem registro, entre outros.

Fiscais da área da Qualidade do Imetro-SC visitaram 60 estabelecimentos em 18 cidades: Palhoça, Pinhalzinho, Blumenau, Imbituba, Araranguá, Joinville, Biguaçu, São José, Timbó, Indaial, Braço do Norte, Caçador, São Lourenço do Oeste, Orleans, Criciúma, Santa Cecília, Quilombo e Içara.

Os produtos com foco na operação Férias Seguras são regulamentados pelo Inmetro e, portanto, devem exibir o selo de conformidade do Instituto, que é a evidência de que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança.

De acordo com o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, a operação corrobora com uma das determinações do governador Jorginho Mello, de prover mais segurança ao cidadão e consumidor catarinense, nesse período de maior fluxo nas estradas e no consumo e uso de determinados tipos de produtos.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Incêndio em vegetação mobiliza Bombeiros no bairro Industrial Norte em Rio Negrinho

Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros no bairro Industrial Norte, em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Pedestre fica ferido após atropelamento na BR- 280 em Rio Negrinho

Colisão entre caminhão e carro deixa um ferido em Rio Negrinho