Economia criativa gera 180 mil empregos em SC e registra crescimento de 30% desde 2020

Botões de Compartilhamento

A Economia Criativa empregou mais de 180 mil trabalhadores formais em Santa Catarina em maio de 2025. O setor registrou crescimento de 30,27% na série histórica, entre dezembro de 2020 e maio de 2025. Esse desempenho demonstra que o setor vive um momento de expansão no estado.

TwitterEmailWhatsApp Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) lançou nesta quinta-feira, 14, uma nova publicação do Informativo Mensal do Emprego. A edição de nº6 tem como destaque os indicadores do trabalho formal na Economia Criativa. As análises foram feitas pela equipe de economistas, com base nos dados e microdados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

A Economia Criativa é formada por um conjunto de atividades que têm a criatividade, o conhecimento e a inovação como principais recursos. Entre elas estão as ocupações relacionadas à cultura, gastronomia, tecnologias da informação e comunicação, audiovisuais, design, moda, publicidade, pesquisa e desenvolvimento.

Na série histórica, o segmento que apresentou o maior crescimento no quantitativo de trabalhadores formais em Santa Catarina foi a Publicidade, que dobrou de tamanho (+107%). O segundo maior crescimento foi do segmento de  Teatro – Artes cênicas – (+70,9%). Festas e celebrações foi o segmento com o terceiro maior aumento (+71,4%).

Gastronomia e Tecnologias da Informação

No mês de maio, entre os 180 mil trabalhadores formais da Economia Criativa em Santa Catarina, 49,7% atuavam no segmento da Gastronomia. Na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a participação foi de 26,8%. Dessa forma, os dados reforçam o perfil de SC como destino atrativo e polo de inovação.

Adicionalmente, a Publicidade concentrou 6,5% dos trabalhadores formais da Economia Criativa em SC, enquanto o Artesanato reuniu 5,5%, ambos no mês isolado de maio. Já no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, as atividades do setor que mais geraram empregos foram a Publicidade (32,8%), a Gastronomia (29,5%) e a Tecnologia da Informação e Comunicação (25,0%).

O secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Oliveira, reforça o papel estratégico da gastronomia e das tecnologias da informação. “Juntos, esses dois segmentos da Economia Criativa geraram mais de 76% dos empregos formais no mês de maio. Isso traduz o espírito inovador da população de Santa Catarina, aliado à valorização das identidades regionais e ao forte investimento em tecnologia”, afirmou o secretário.

Criatividade, conhecimento e inovação

Fabrício Oliveira enfatiza que o tripé da criatividade, do conhecimento e da inovação reúne os recursos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a competitividade econômica do estado. “As políticas públicas implementadas pelo governador Jorginho Mello fortalecem o ambiente de negócios, incentivam setores estratégicos, geram empregos de qualidade e fortalecem nossa identidade. As evidências mostram que nossos pilares de desenvolvimento combinam tradição e inovação”, declarou o secretário do Planejamento.

Ademais, cabe informar que o estado ocupou a primeira posição no Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC) de 2023. Santa Catarina registrou um IDPEC de 0,78, empatando com o Estado de São Paulo. O indicador foi elaborado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com a finalidade de medir o potencial de desenvolvimento do setor nas Unidades Federativas do Brasil.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Pela primeira vez na história, Banda Tureck de Rio Negrinho se apresenta na Oktoberfest em Blumenau

Homem é resgatado após se jogar de ponte em Rio Negrinho

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

Trabalhador sofre queimaduras durante incêndio em aerogerador em SC

Veículo com 80 garrafas de vinho argentino é apreendido por descaminho em Porto União

Escola Elias Graboski passa por reforma e melhorias para garantir mais conforto e qualidade no ensino