De Rio Negrinho para Florianópolis: a trajetória de Rayssa no combate à osteogênese imperfeita

Botões de Compartilhamento

A pequena Rayssa Ymanuele Machado, de 11 anos, moradora de Rio Negrinho, é um exemplo de força e alegria. Diagnosticada ainda na infância com osteogênese imperfeita, conhecida como “doença dos ossos de vidro”, ela enfrenta desde os três dias de vida uma rotina intensa de tratamentos no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, sempre acompanhada pela mãe, Ana Machado.

Rayssa é a única paciente de Rio Negrinho com essa condição que realiza tratamento na unidade. Ana relembra que, no início, tudo foi muito difícil até conhecerem a Casa de Apoio Vovó Gertrudes, mais conhecida como AVOS, que acolhe pacientes e familiares de diversas cidades de Santa Catarina.

Nesta quarta-feira (13), a AVOS comemorou seus 50 anos de história, e mãe e filha marcaram presença na celebração. Rayssa, que encanta a todos com seu sorriso, ainda concedeu entrevista para a NSC durante o evento.

“Ontem comemoramos essa data com essa equipe maravilhosa que nos acolheu tão bem. Antes, a gente não tinha onde ficar e acabava dormindo no hospital. Como a Rayssa faz tratamento três dias, eles nos receberam de braços abertos. Já são cinco anos nessa casa maravilhosa. Quem puder ajudar com doações, ajude, porque ela beneficia pessoas de várias cidades do Estado”, destacou Ana.

Mesmo convivendo com a fragilidade dos ossos, Rayssa não perde a esperança. Ao longo da vida, já sofreu 28 fraturas, passou por quatro cirurgias e, em setembro, se prepara para mais um procedimento: a correção da perna e a colocação de uma haste. Determinada, ela continua encarando cada desafio com coragem e um sorriso que inspira todos ao seu redor.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Pela primeira vez na história, Banda Tureck de Rio Negrinho se apresenta na Oktoberfest em Blumenau

Homem é resgatado após se jogar de ponte em Rio Negrinho

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

Trabalhador sofre queimaduras durante incêndio em aerogerador em SC

Veículo com 80 garrafas de vinho argentino é apreendido por descaminho em Porto União

Escola Elias Graboski passa por reforma e melhorias para garantir mais conforto e qualidade no ensino