A procura por inscrições nos programas habitacionais da Empresa Municipal de Habitação (Emhab) cresceu de forma expressiva nos últimos meses, impulsionada pelo anúncio de novos empreendimentos. Porém, a autarquia informa que, neste momento, as inscrições estão temporariamente suspensas, em virtude da implantação de um sistema moderno que permitirá aos cidadãos realizarem o cadastro totalmente on-line, sem precisar sair de casa.
Conforme explica o diretor-presidente da Emhab, Airton Ramos, as inscrições serão abertas no início de 2026. “Estamos trabalhando no novo sistema que permitirá que as pessoas interessadas em realizar suas inscrições possam fazer de forma remota e prática. Este sistema ficará pronto nos próximos meses e tão logo seja concluída sua implantação, entrará em fase de testes para ser disponibilizado em nosso site”, explica.
A Emhab trabalha na viabilização de novos conjuntos habitacionais em três frentes, com recursos estaduais (Casa Catarina), com recursos federais (Minha Casa, Minha Vida) e com recursos próprios da autarquia. “Cada modalidade dispõe de edital com regras próprias de seleção, como, por exemplo, faixas de renda e outras particularidades de cada esfera governamental. Por isso, não mantemos abertas as inscrições ininterruptamente. Vamos divulgar amplamente quando as inscrições forem abertas para cada um dos empreendimentos”, acrescentou o presidente.
Por fim, Airton destaca que para acompanhar os avanços tecnológicos e melhorar o acesso dos munícipes aos serviços da habitação é preciso evoluir em sistemas e governança. A Emhab informa ainda que além dos cadastros feitos de forma digital, continuará sendo possível realizar a inscrição de forma presencial. “Outros serviços como gestão transparente de contratos e regularização fundiária também serão contemplados”, finalizou.
Documentação
Os interessados em se inscrever devem reunir a documentação exigida, já disponível no site oficial da Emhab: habitação.saobentodosul.sc.gov.br
As inscrições só poderão ser feitas após a abertura oficial do prazo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3633-5673.