A EMEBI Padre Cláudio Longen foi uma das 84 escolas pré-selecionadas no Estado para concorrer ao Prêmio “Lume – Escola Referência 2025”. A indicação destaca o comprometimento da unidade com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento integral dos estudantes.
O prêmio é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, formado por diversas instituições, entre elas o Tribunal de Contas de Santa Catarina, o Ministério Público junto ao TCE/SC e o Ministério Público de Santa Catarina. O objetivo é reconhecer escolas públicas que se destacam por boas práticas, inovação, inclusão e cumprimento dos Planos de Educação.
A seleção das escolas ocorre em três etapas: pré-qualificação, mérito e validação. As duas primeiras utilizam dados do Censo Escolar e indicadores como ICMS Educação, IQESC e resultados do SAEB/IDEB entre os anos de 2021 e 2023. Já a etapa de validação confirma, na prática, as evidências apresentadas por meio de questionários e entrevistas com a comunidade escolar.
Ao todo, 12 escolas públicas de Santa Catarina foram premiadas, sendo uma municipal e uma estadual por mesorregião. Para Rio Negrinho, ter a EMEBI Padre Cláudio Longen entre as finalistas representa um importante reconhecimento ao trabalho diário de professores, equipe gestora, funcionários, estudantes e famílias.