GAECO prende homem por incitação ao suicídio, automutilação e maus tratos a animais em SC

Botões de Compartilhamento

Na manhã de quarta-feira (13/12), o GAECO executou uma ordem de prisão preventiva e duas de busca e apreensão em Itajaí e Imbituba. As investigações, conduzidas pela 2ª Promotoria de Justiça de Imbituba com o apoio do CyberGAECO, começaram após receber informações do Ciberlab do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os jovens, que buscam reconhecimento e adoração de outros usuários na internet sob pseudônimos, estão sendo investigados. Eles aspiram a se tornar administradores de canais, grupos ou servidores populares na internet.

Nesses espaços online, eles promovem a transmissão ao vivo de autoagressão, incitação ao suicídio, mutilação de animais de estimação e atos que ofendem a dignidade sexual. Essas práticas são frequentemente associadas à extorsão e ameaças de divulgação de imagens íntimas das vítimas.

Duas vítimas que estavam sob o controle psicológico e coercitivo do suspeito já foram identificadas e receberão apoio na área de saúde.

Os membros do CyberGAECO enfatizam a necessidade dos pais estarem envolvidos na vida de seus filhos para avaliar sua integridade física. É comum que, no início do estado de dominação psicológica, ocorram agressões ao próprio corpo, principalmente nas pernas ou no peito – com lesões que fazem referência ao pseudônimo ou ao símbolo usado pelo administrador do canal, grupo ou servidor.

CyberGAECO O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada composta por membros do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militar para combater e enfrentar crimes cometidos em ambientes virtuais.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios

Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024

Rua Eduardo Rueckl receberá recapeamento asfáltico a partir de segunda-feira em Rio Negrinho

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo