Governo de Santa Catarina amplia relações comerciais com a China

Botões de Compartilhamento

A ampliação das relações comerciais entre Santa Catarina e a China foi iniciada durante uma conversa entre a vice-governadora Marilisa Boehm e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC), Charles Andrew Tang.

A audiência, que contou com o secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), em Florianópolis.

Marilisa destacou o trabalho do Governo do Estado na formação de mão de obra pelos programas Universidade Gratuita e Educação Empreendedora para qualificação profissional em parceria com o Senai.

Ela relatou também os investimentos na malha rodoviária e as facilidades logísticas proporcionadas pelos seis portos catarinenses.

“É de grande importância essa parceria com Santa Catarina, porque queremos fazer um governo moderno e atuante. O governador Jorginho Mello quer trazer empresas parceiras que venham aqui somar com Santa Catarina. Estamos conversando hoje sobre tecnologia e outros assuntos de interesse do estado.”

Um dos temas levantados pela vice-governadora foi a necessidade de uma fábrica de dragas para ampliar a dragagem dos rios no estado.

“Sofremos muito com as enchentes durante o ano todo, quando muitos municípios foram atingidos pelas cheias. O presidente da Câmara de Comércio se colocou à disposição para trazer uma indústria especializada”, citou.

O representante da CCIBC ainda citou como exemplos possíveis de futuros investimentos a possibilidade de ser retomado o projeto para instalação no estado de uma fábrica de caminhões e um parque de alta tecnologia para atrair empresas chinesas do setor.

Segundo o secretário de Articulação Internacional, Juliano Frohener, a reunião desta segunda-feira faz parte visão do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm para fazer Santa Catarina caminhar além-fronteiras.

“Estamos estabelecendo parcerias fortes, estáveis e duradouras com todos os países que queiram se relacionar com a gente. Que queiram enxergar em Santa Catarina um parceiro estável, confiável, seguro e com credibilidade para fazer negócios, para operar a partir daqui e ter transferência de tecnologia”.

Ele comentou ainda que o governo tem se relacionado com muitos países e blocos econômicos.

“E a China é hoje o nosso parceiro com quem temos a maior exportação e importação.”

A próxima etapa após a reunião que apontou projetos que são de mútuo interesse, disse Froehner, é oficializar a parceria.

“Já temos empresas de Santa Catarina que operam naquele país e queremos aumentar o número de empresas chinesas se estabelecendo e verificar possibilidades conjuntas de desenvolvimento tecnológico.”

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios

Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024

Rua Eduardo Rueckl receberá recapeamento asfáltico a partir de segunda-feira em Rio Negrinho

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo