Como mencionamos na edição impressa passada da coluna, completou um ano das fortes chuvas que atingiram a cidade e causaram deslizamentos de barrancos e estragos por vários locais da cidade.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
A Rua José Zipperer Neto, que liga os bairros Bela Vista e Centro foi um dos locais afetados pelas chuvas do ano passado e foi um dos mais afetados, com um forte deslizamento. A rua chegou a ser interditada e permitido trânsito de veículos em mão única, apenas para descer o morro em direção ao centro.
E neste início de ano, apesar de travada por uma ação judicial, a Prefeitura fez uma pequena ação na via, arrumando algumas lajotas que estavam soltas e resultando em buracos. Mas ainda há muito o que fazer ali.
DE SAÍDA
Na semana passada o secretário de Agricultura, Ronei Lovemberger, pediu exoneração do cargo. Junto dele, várias pessoas ligadas ao agora ex-secretário também pediram para deixar seus respectivos cargos dentro da Prefeitura.
Para a oposição, a debandada se deu porque Ronei viu que o barco da atual administração está afundando e resolveram abandoná-lo antes que se afogassem com o atual prefeito e seus apoiadores. No entanto, o próprio Ronei informou ano passado que pretende se candidatar a prefeito pelo Republicanos.
ESTRATÉGIA
Nos bastidores, o que tem se aventado também seria uma possível aliança entre Ronei e o vereador Piska, para saírem juntos na disputa pela majoritária. Cada um dos dois possui a sua própria base eleitoral e apostariam nisso para se candidatarem.
No entanto, a candidatura seria apenas uma estratégia para tentar dividir ainda mais os votos de quem está descontente com a atual administração e, com isso, garantir uma nova vitória para o atual prefeito em sua candidatura à reeleição.
CANDIDATOS
A estratégia se daria na aposta de que a oposição lançará ao menos dois candidatos a prefeito, sendo eles o ex-prefeito Julio Ronconi, pelo PP, e o atual vereador Kbelo, pelo PSD.
No entanto, há quem diga que já existem conversas para tentar uma aliança entre os dois caso a estratégia da situação em lançar Piska e Ronei se torne realidade.
OPOSIÇÃO
Não podemos nos esquecer que há muitos outros nomes lançados como pré-candidatos, a exemplo do União Brasil, que vem com o ex- -prefeito Osni Schroeder, e o próprio MDB, cujo nome mais cotado é da vereadora Flávia Vicente.
PSDB
E por falar em pré-candidatos, durante reunião realizada nessa quinta- -feira, o PSDB lançou três nomes como pré-candidatos a prefeito: o suplente de vereador Tcharles Purim, o ex-prefeito Alcides Grohskopf e a ex- -secretária de Saúde, Fátima Mendes Afonso.
Dentre os três, Fátima possui uma experiência impar, não especificamente por conta de política, mas por sua atuação junto à Secretaria de Saúde no primeiro ano da pandemia, fechando o ano com apenas 7 mortes pela doença na cidade.
Além disso, possui uma história dentro da Fundação Hospitalar e surge como um nome novo, capaz de angariar mais simpatia entre os eleitores.Tcharles também é um nome relativamente novo, mas ainda pouco conhecido da comunidade, mesmo com seu trabalho como secretário de Habitação na gestão passada e sua atuação junto ao Rotary.
Tem mais chance de se eleger vereador pelo partido do que em outro cargo. Já Alcides foi prefeito duas vezes e na última eleição sequer conseguiu se eleger vereador, ficando como primeiro suplente, mas como “macaco velho” da política, pode surpreender.
PROFESSORES
Uma classe que tem sido bastante importante nas últimas eleições é a dos professores. Em 2020, a classe se uniu em torno da candidatura do atual prefeito, a qual saiu vitoriosa. Em 2016, a classe apoiou Julio Ronconi, contra o então prefeito Alcides, e Julio venceu. Então, a pergunta que fica é: quem os professores irão apoiar neste ano?
Atualmente os profissionais não demonstram o mesmo apoio de antes à atual administração. A demora no pagamento do piso nacional, entre outras situações, fizeram com que a maioria deles tivesse mais o que criticar do que elogiar no atual governo.
CULTURA
Nesta semana ocorre em Florianópolis a Conferência Estadual de Cultura. Rio Negrinho estará lá representada pelo delegado da sociedade civil, o artista e produtor Jean Knetschik.
O objetivo é promover o debate sobre as políticas culturais, propor diretrizes para o Plano Estadual de Cultura e definir as prioridades para a área no âmbito estadual. De lá também sairão os delegados para a conferência nacional, em Brasília, da qual Jean também já participou em 2013.
ESQUECIDO
O senador Esperidião Amin (PP) tem uma equipe de gabinete para realizar sobrevoos com drones para produzir relatórios mensais sobre o Contorno Viário da Grande Florianópolis, obra que deveria ter sido entregue há 12 anos.
No entanto, o mesmo não é feito para a duplicação da BR-280, que também deveria ter sido concluída há 12 anos, como promessa da então presidente Dilma Rousseff (PT). Precisam sair da capital e olhar mais para a região norte.
Receba as principais notícias de Rio Negrinho e Santa Catarina participando dos nossos grupos de WhatsApp
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO