Caio vai tentar a reeleição e quer quebrar um tabu que existe há tempos em Rio Negrinho. Desde que a reeleição virou lei, só o ex-prefeito e deputado Mauro Mariani conseguiu se reeleger por aqui, lá em 1996 e 2000. Desde então, nenhum prefeito que tentou se reeleger conseguiu ficar no cargo.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Teve o ex-prefeito Alcides Grohskopf, que foi prefeito duas vezes, mas não em mandatos seguidos. Ele se elegeu em 2007 e depois em 2012 de novo.
ArrepenDIDO
E depois de ver as comissões dominadas pela oposição, o vereador Dido fez um post em suas redes sociais mostrando arrependimento. A questão é que não está claro a que ele se refere. Arrependimento porque a presidência e a vice-presidência da mesa ficaram para a situação, perdendo lugar dentro das comissões? Arrependimento porque um, até então aliado, agora se alinha com a oposição? O fato é que, ao que tudo indica, a oposição é maioria na casa.
CONTENTES
Quem está contente agora é a oposição por conta da composição das comissões dentro da Câmara de Vereadores. Eles mantiveram maioria em todas as comissões. Os únicos vereadores ditos de situação que permaneceram nas comissões foram o Piska, como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Nilson da Picoli como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, e Alessandra Cristofolini, como redatora da Comissão de Serviços Públicos e membro da Comissão de Agriculura, Pecuária, Meio Ambiente e Produção de Alimentos.
NÃO PASSA
Segundo o vereador Maneco, agora a Prefeitura terá que ter outro tipo de tratamento junto à Câmara, pois não irão mais passar projetos “goela abaixo” e com pressa, sem um tempo hábil para análise por parte dos vereadores, especialmente de oposição.
MULHERES
O PP lançou na cidade o PP Mulher, mostrando que quer mais mulheres na política. E falando nelas, temos pelo menos três pré-candidatas a prefeita. A ex-secretária de Saúde, Fátima Mendes Afonso, já foi oficialmente lançada pelo PSDB. As outras duas ainda não tiveram o lançamento oficial, mas já se apresentaram pros partidos e podem ser confirmadas em breve: Flávia Vicente pelo MDB e Ciliane Augustin pelo Novo.
PESQUISAS
Começou a temporada de pesquisas internas dos partidos pra ver como o pessoal tá recebendo os possíveis candidatos a prefeito. Dizem por aí que o prefeito Caio Treml já fez a dele, e o nome dele tá liderando entre os aliados. Por isso, parece que ele não quer abrir mão de tentar a reeleição.
COMO FICA?
Com a saída do ex-secretário de Agricultura, Ronei Lovemberger, e ele se lançando como pré-candidato a prefeito, fica a dúvida: como o vereador Cassinho vai ficar nessa? Desde o início, ele sempre apoiou o governo. Agora, com a saída do Ronei, será que Cassinho vai continuar apoiando a administração ou vai mudar de lado no legislativo rio-negrinhense?
ALIANÇAS
Nos bastidores, há quem diga que uma aliança entre o União Brasil e o PSD pode estar cada vez mais próxima. O plano seria lançar o vereador Kbelo como candidato a prefeito e o vereador Maneco como candidato a vice. Na administração passada, tanto Kbelo quanto Maneco participaram do governo de Julio Ronconi, que também sairá candidato a prefeito pelo PP.
TIM
Por falar em Kbelo, ele encabeçou uma denúncia coletiva ao Procon para que a TIM seja responsabilizada por danos morais, comerciais e custeie o reembolso de valores pagos até aqui já que não existe sinal da TIM, ou este é muito fraco na Volta Grande. Também será protocolada uma denúncia ao Ministério Público e pretende abrir uma ação civil pública na justiça.
TELEFONIA
Praticamente todas as repartições públicas da cidade enfrentam problemas em seus telefones. A Prefeitura trabalha numa nova licitação, mas sem previsão de ocorrer. A expectativa é de lançar o edital de licitação ainda neste mês de fevereiro. Enquanto isso, a OI, empresa responsável pela manutenção, alega falta de pessoal técnico para os serviços de reparo.
ZÉ TROVÃO
O deputado federal Zé Trovão esteve na cidade recentemente e trouxe uma emenda de R$ 500 mil para auxiliar na conclusão das obras da UTI de Rio Negrinho. A atual administradora do hospital tem ainda o objetivo de implantar uma UTI Neonatal no hospital. A pergunta que não quer calar é: se para a UTI permanente o local atual já não é o ideal, por que viria a ser para receber uma UTI Neonatal?
VAZOU
Por falar em Zé Trovão, vazou um áudio em que o deputado critica o ex-presidente Bolsonaro e o chama de “mau exemplo pra política”. Depois disse que o áudio foi tirado de contexto e que a intenção era dizer que o ex-presidente “é o maior mau exemplo daquela política onde se compra votos, onde se entrega ministérios e cargos para obter votações na Câmara dos Deputados”.
Receba as principais notícias de Rio Negrinho e Santa Catarina participando dos nossos grupos de WhatsApp
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO