Equipe do CBMSC representará o Brasil em competição internacional de salvamento em altura

Botões de Compartilhamento

A equipe de resgate técnico com cordas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) representará o Brasil na competição internacional Grimp Day, que acontecerá em Curitiba, Paraná, entre os dias 21 e 24 de fevereiro. A competição contará com dez equipes de todo o mundo, incluindo três dos Estados Unidos, uma da Espanha, uma da Inglaterra, uma do Chile e três do Brasil.

A equipe do CBMSC é composta por bombeiros militares que atuam nos quartéis de Seara, Capinzal, Catanduvas, Joaçaba, São Bento do Sul, Itajaí e São José. O desafio Grimp Day reúne equipes de resgate de todo o mundo para competir em tarefas relacionadas ao salvamento de pessoas em locais de difícil acesso, utilizando técnicas de resgate com cordas.

O desafio segue as normativas de segurança da NFPA (National Fire Protection Association), que preconizam regras de segurança com uso da redundância dos equipamentos que podem ser passíveis de falha, como o uso de duas cordas.

Preparação para a Competição

A equipe catarinense realizou dois treinamentos específicos para a competição, um em Tubarão, na sede do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM), e o outro na cidade de Mafra, na sede do 9ºBBM. Nos treinamentos, foram realizados simulados de ocorrência de difícil acesso, onde foram utilizadas técnicas de salvamento em altura para efetuar os resgates.

Conquista no Rope Days

A equipe de resgate técnico com cordas do CBMSC conquistou a segunda colocação no Rope Days edição 2023, o maior evento de salvamento em altura da América Latina, sediado na cidade de São Paulo. A equipe catarinense, composta por oito militares, se destacou pelo profissionalismo, técnica e treinamento exemplares.

Nos últimos anos, o CBMSC tem se desenvolvido muito nessa área operacional. A mudança para o uso de cordas para o salvamento em altura começou de forma parcial em 2015 durante os treinamentos e cursos. Só em 2021, com a aquisição dos equipamentos adequados, é que o uso de cordas foi de fato integrado a este tipo de operação, seguindo as normativas da NFPA.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Polícia Militar registra recorde de apreensões de drogas nas rodovias estaduais no primeiro semestre

Cursos gratuitos em Rio Negrinho capacitam jovens e adultos para o mercado de trabalho

Homem é levado ao hospital após colisão entre carro e caminhão na BR-280 em São Bento do Sul

Energia: Brasil precisará de térmicas para atender horário de pico

Inscrições abertas para o Desfile Cívico da Independência 2025 em São Bento do Sul

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose