Uma tonelada de materiais apreendidos no Rio de Janeiro foi incinerada em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Na quarta-feira (21), aconteceu em Rio Negrinho uma ação de incineração de produtos que foram apreendidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os trabalhos de incineração foram supervisionados pelo servidor da coordenação estadual de Santa Catarina da Anvisa, Giulio Cesare da Silva Tartaro, e também por representantes da Vigilância Sanitária de Rio Negrinho. 

Os trabalhos acontecerão em uma empresa especializada no tratamento de resíduos sólidos que pediu para não ter o nome divulgado. Com a ação, foram incinerados produtos irregulares apreendidos no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, todos sem registro, sem procedência segura e de uso proibido no Brasil.

Entre eles estava itens de uso odontológico, agulhas, seringas, tesouras, pinças, medicamentos de uso controlado, suplementos, óleo de cannabis e cigarros eletrônicos, entre outros. 

Giulio Tartaro destaca que a missão da Anvisa é proteger e promover a saúde da população, mediante intervenção nos riscos decorrentes da produção e uso de produtos e serviços.

A Anvisa é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. Dentre elas, destaca-se o controle de entrada de produtos importados, trazidos por empresas, despachantes aduaneiros ou pessoas físicas

Ele ainda destaca que a Anvisa tem todo um trabalho especializado de equipes da agência em aeroportos internacionais para realizar inspeções e vistorias de bagagens de passageiros que retornam de destinos de viagens internacionais e podem ser abordados pelas equipes.

Como a Receita Federal, o Ministérios da Agricultura, a Polícia Federal e outros órgãos realizam inspeções, nós da Anvisa temos que fiscalizar produtos direcionados à saúde, entre eles medicamentos, cosméticos, e outros que fazem parte da grade

O lote desse material estava acumulado desde a época da pandemia, contendo produtos diversos. A ação ocorreu pela primeira vez na cidade, envolvendo profissionais gabaritados e tudo dentro da lei. Ao total foi incinerada uma tonelada de material. 

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

Mãos que servem, corações que transformam: o valor dos voluntários na Festa de Santo Antônio

Rio Negrinho recebe Selo CAIXA Gestão Sustentável e tem gestão reconhecida Nacionalmente

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Homem condenado por furto é preso em Rio Negrinho

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 1,4 mil vagas temporárias

São Bento do Sul: Programa “De Bem com a Vida – Climatério” promove encontro sobre os desafios e oportunidades da meia-idade