Uma tonelada de materiais apreendidos no Rio de Janeiro foi incinerada em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Na quarta-feira (21), aconteceu em Rio Negrinho uma ação de incineração de produtos que foram apreendidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os trabalhos de incineração foram supervisionados pelo servidor da coordenação estadual de Santa Catarina da Anvisa, Giulio Cesare da Silva Tartaro, e também por representantes da Vigilância Sanitária de Rio Negrinho. 

Os trabalhos acontecerão em uma empresa especializada no tratamento de resíduos sólidos que pediu para não ter o nome divulgado. Com a ação, foram incinerados produtos irregulares apreendidos no aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, todos sem registro, sem procedência segura e de uso proibido no Brasil.

Entre eles estava itens de uso odontológico, agulhas, seringas, tesouras, pinças, medicamentos de uso controlado, suplementos, óleo de cannabis e cigarros eletrônicos, entre outros. 

Giulio Tartaro destaca que a missão da Anvisa é proteger e promover a saúde da população, mediante intervenção nos riscos decorrentes da produção e uso de produtos e serviços.

A Anvisa é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. Dentre elas, destaca-se o controle de entrada de produtos importados, trazidos por empresas, despachantes aduaneiros ou pessoas físicas

Ele ainda destaca que a Anvisa tem todo um trabalho especializado de equipes da agência em aeroportos internacionais para realizar inspeções e vistorias de bagagens de passageiros que retornam de destinos de viagens internacionais e podem ser abordados pelas equipes.

Como a Receita Federal, o Ministérios da Agricultura, a Polícia Federal e outros órgãos realizam inspeções, nós da Anvisa temos que fiscalizar produtos direcionados à saúde, entre eles medicamentos, cosméticos, e outros que fazem parte da grade

O lote desse material estava acumulado desde a época da pandemia, contendo produtos diversos. A ação ocorreu pela primeira vez na cidade, envolvendo profissionais gabaritados e tudo dentro da lei. Ao total foi incinerada uma tonelada de material. 

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Santa Catarina bate recorde histórico em exportações no 1º Semestre de 2025, alcançando US$ 5,85 bilhões

Acidente entre dois carros mobiliza bombeiros na BR-280 em Rio Negrinho

Rio Negrinho se destaca na etapa Regional da Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente

Irmãos são presos após tentarem matar idoso para roubar aposentadoria em SC

Governo de SC entrega 11 novas ambulâncias ao Corpo de Bombeiros Militar