Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, promovem um dia todo especial voltado para as mulheres de Rio Negrinho, lembrando que não se pode falar em mulher e das lutas diárias de cada uma delas sem lembrar da Rede Feminina.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
A presidente da entidade que conversou com a equipe do Perfil Multi, Rossandra Wantowsky, destaca que será um dia especial para as mulheres e desta forma convida à todas para participar do evento que está recheado de atividades gratuitas e sorteios de vários brindes.
A programação para o dia 8 de março será na sede da entidade que fica ao lado do Colégio São José, onde as voluntárias estarão atendendo o dia todo, para que as mulheres façam seus exames preventivos, fazendo também o encaminhamento das mulheres que precisarem de mamografia de maneira gratuita. Estão previstas outras atividades, brincadeiras e sorteio de brindes para quem estiver participando do evento. As atividades serão das 8h até às 16h sem intervalo para o almoço.
História do Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.
Uma primeira história que ficou muito conhecida como fundadora desse dia narra que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York.
Supostamente, esse incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias que por isso as teria trancado na fábrica e ateado fogo nelas. Essa história, contudo, é falsa e, por isso, o 8 de março não está ligado a ela.
Existe, no entanto, outra história que remonta a um incêndio que de fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, sendo que esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.
As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e também à grande quantidade de tecido presente no recinto, o que serviu de combustível para o fogo.
Além disso, alguns proprietários de fábricas da época, incluindo o da Triangle, trancavam seus funcionários na fábrica durante o expediente como forma de conter motins e greves. No momento em que a Triangle pegou fogo, as portas estavam trancadas.
Receba as principais notícias de Rio Negrinho e Santa Catarina participando dos nossos grupos de WhatsApp
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO