Nova estação de tratamento de água vai modernizar o fornecimento em Campo Alegre

Botões de Compartilhamento

Campo Alegre passará a contar com uma nova e moderna estrutura para tratar e distribuir água na sua região urbana. Na última sexta-feira (22), os equipamentos da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) começaram a ser instalados no Município. O maquinário substituirá o antigo sistema de filtros, utilizado por mais de 40 anos, e garantirá maior qualidade na água tratada para os moradores.

A nova ETA, que utilizará o sistema de ultrafiltração, chegou na tarde da última quinta-feira (21), sendo muito comemorada pela equipe. “É um sonho, um compromisso que tivemos nesta gestão, sabendo que água é qualidade de vida e saúde. São 40 anos que nossa estação já estava no limite. Fico muito feliz, este é o momento em que faremos história para Campo Alegre“, ressaltou a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf.

Utilizando o sistema atual de filtragem, a capacidade de produção é de 12 litros por segundo. Com a nova estação, o número quase dobra.

Hoje, trabalhamos com dois filtros e uma capacidade de produção de água de 12 litros por segundo, abastecendo a região central. O restante da cidade é abastecido por poços artesianos. Esta nova ETA tem uma capacidade total de 30 litros por segundo. Hoje ela vem com dois módulos, atendendo até 20 litros por segundo, e futuramente, dependendo da demanda, podemos colocar outro módulo para chegar a 30 litros por segundo“, explicou Thaynara Santos Svaldi, Engenheira Ambiental do Município.

A estação compacta utilizará membranas no processo de ultrafiltração da água, o que temos hoje é basicamente um filtro com várias camadas, como pedra e areia; a água passa e faz a filtração. Agora será feita a filtração por membranas. Vamos precisar de muito menos produtos químicos, e a capacidade de remoção de patógenos será de 99%. O vírus do coronavirus, por exemplo, não passaria por essa membrana porque o tamanho dele é maior que o diâmetro das membranas, é algo bem moderno.

O vice-prefeito Matheus Fuckner acompanhou a saída da carreta da Prefeitura para a colocação no local lá mesmo no terreno da atual estação. “Estamos muito felizes com esta nova estação adquirida pelo Município. É uma estação ultramoderna, uma tecnologia que trará um ganho na qualidade da água produzida e na capacidade“, completou.

Obras de instalação

Conforme Filipe Gonçalves da Silva, Engenheiro Sanitarista da Prefeitura, o local que recebe a nova ETA foi preparado ao lado do atual sistema de filtragem, com conclusão prevista nos próximos dias. Além disso, será necessário capacitar os operadores para o novo sistema.

Teremos um período em que esta ETA será supervisionada remotamente por nós e pela empresa responsável pela instalação. Ela vem toda automatizada; há locais em que nem há operadores, ela produzirá de acordo com o nível do reservatório. Se o reservatório está baixo, ela produz mais e automaticamente dosa a vazão necessária para o momento. O intuito dessa estação é não parar, ela consegue fazer esse equilíbrio“, completou.

O sistema automatizado também diminuirá o risco de falha humana. “Em muitas companhias, os operadores ficam monitorando os níveis e tomam decisões quando o reservatório já está extravasando. Esta estação não deixará isso acontecer“, enfatizou.

Qualidade de vida

O Secretário de Saneamento Ambiental e Meio Ambiente José Arildo Arbigaus falou da modernização dos equipamentos, o novo modelo de tratamento garantirá maior qualidade na água distribuída aos moradores. “Esta ETA trará um acréscimo na produção, conseguiremos atender mais, e principalmente oferecer maior qualidade. A população perceberá a diferença na qualidade da água“, comentou.

Durante as instalações, serão realizadas as substituições da tubulação existente, bem como a limpeza de outros componentes. “A idéia é deixar produzindo à noite para encher o reservatório e evitar o desabastecimento durante a instalação“, concluiu o Secretário. O custo total do novo equipamento é de pouco mais de R$ 1,5 milhão, mas com toda a estrutura, aquisição e troca de outros componentes o valor chegará aos R$ 2 milhões a aquisição pelo Município foi feita através de emendas dos deputados federais Darci de Matos e Hélio Costa.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Polícia Militar registra recorde de apreensões de drogas nas rodovias estaduais no primeiro semestre

Cursos gratuitos em Rio Negrinho capacitam jovens e adultos para o mercado de trabalho

Homem é levado ao hospital após colisão entre carro e caminhão na BR-280 em São Bento do Sul

Energia: Brasil precisará de térmicas para atender horário de pico

Inscrições abertas para o Desfile Cívico da Independência 2025 em São Bento do Sul

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose