Quase 100 brasileiros estão entre os primeiros deportados pelo governo Trump

Botões de Compartilhamento

O governo dos Estados Unidos iniciou uma série de ações que resultaram na prisão de 538 imigrantes e nas primeiras deportações em massa sob a administração de Donald Trump. Entre os deportados, estão brasileiros e outros latinos que foram enviados de volta aos seus países de origem em voos organizados pelo governo norte-americano.

No Brasil, a Polícia Federal informou que um voo com 158 deportados pousará na noite desta sexta-feira (24) em Belo Horizonte. Segundo o Itamaraty, 88 dos passageiros são brasileiros, enquanto o restante pode incluir cidadãos de outros países latino-americanos. Nem as autoridades norte-americanas nem as brasileiras divulgaram mais detalhes sobre a nacionalidade dos demais deportados.

A imigração no governo Trump

Desde o início de sua gestão, Donald Trump colocou em prática uma série de medidas para endurecer o controle sobre a imigração ilegal. Entre as ações adotadas estão a ampliação dos poderes da Agência de Imigração e Fronteiras (ICE) e a introdução de deportações aceleradas, que permitem a expulsão de indivíduos sem a necessidade de audiências judiciais prolongadas. O governo também retomou o programa “Fique no México”, obrigando solicitantes de asilo a aguardarem o processamento de seus pedidos em território mexicano.

A Casa Branca afirmou que todos os detidos nas operações realizadas tinham condenações judiciais, embora não tenha divulgado detalhes sobre os casos ou os destinos dos deportados. Apesar de a deportação ser um processo que tradicionalmente envolve negociações bilaterais, as novas diretrizes do governo estão agilizando esses procedimentos.

Uma reportagem do jornal The New York Times destacou que as deportações expressas, embora controversas, foram implementadas sob a justificativa de aumentar a segurança nas fronteiras e acelerar a remoção de imigrantes em situação irregular. Essas ações representam uma mudança drástica na abordagem do governo dos Estados Unidos em relação à imigração, trazendo consequências diretas para brasileiros e latinos em geral.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Santa Catarina bate recorde histórico em exportações no 1º Semestre de 2025, alcançando US$ 5,85 bilhões

Acidente entre dois carros mobiliza bombeiros na BR-280 em Rio Negrinho

Rio Negrinho se destaca na etapa Regional da Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente

Irmãos são presos após tentarem matar idoso para roubar aposentadoria em SC

Governo de SC entrega 11 novas ambulâncias ao Corpo de Bombeiros Militar

Sábado da Família terá comércio aberto até às 16h e Bazar da Rede Feminina funcionando