Vigilância Sanitária intensifica monitoramento da qualidade de alimentos no verão em Santa Catarina

Botões de Compartilhamento

Com o aumento da circulação de turistas no estado durante o verão, especialmente no litoral, o monitoramento da qualidade sanitária dos alimentos se torna essencial para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde da população.

Com esse objetivo, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS/SC) realiza todos os anos o Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos (PEMQSA-Verão). O foco da ação é avaliar o risco sanitário e monitorar as boas práticas de fabricação de alimentos mais comercializados durante a alta temporada no litoral do estado.

“Monitorar a higiene e a qualidade desses produtos é essencial para evitar problemas de saúde, como doenças gastrointestinais, que podem ser mais comuns devido ao aumento das temperaturas. O calor pode afetar a qualidade dos alimentos, acelerando o processo de deterioração, alterando as características de sabor, textura e valor nutricional durante o período de consumo”, explica a chefe da divisão de alimentos da DIVS, Csele van de Sand.

Em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC), a ação inclui a análise dos seguintes produtos: açaí de bufê, água de coco refrigerada, água mineral, caldo de cana-de-açúcar, doces e sobremesas prontos para consumo , picolé de fruta, salgados assados e fritos pronto para o consumo, sorvetes de bufê, sorvetes embalados (com rótulo), gelo para consumo humano e polpas de frutas congeladas.

“São escolhas de alimentos baseadas no maior consumo pela população e também pelo potencial de contaminação por serem produtos que envolvem manipulação e mistura de ingredientes”, esclarece a chefe da divisão de alimentos da DIVS que também orienta as pessoas a buscarem locais e produtos com boas práticas de manipulação, higiene e conservação

As coletas realizadas pelos fiscais das Vigilâncias Sanitárias municipais (VISA) – conforme produtos e cronograma organizado pela DIVS – iniciaram em novembro de 2024 e continuam até o mês de fevereiro. Caso o resultado seja insatisfatório, é solicitado que a VISA realize fiscalização no local de produção ou comércio, a fim de verificar as condições de produção, armazenamento e comércio do alimento. Além disso, são tomadas medidas administrativas junto à empresa produtora.

“Os resultados do monitoramento são de grande importância para a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos e consumidos no litoral de Santa Catarina. Os laudos de análise de alimentos são utilizados pelo produtor para medidas corretivas e de aprimoramento das suas Boas Práticas de Fabricação, melhorias no armazenamento, preparo e distribuição, minimizando riscos de contaminação e intoxicação alimentar”, complementa Csele van de Sand.

O PEMQSA-Verão abrange os municípios do litoral catarinense, tais como: Barra Velha, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itapema, Laguna, Palhoça, Penha, Porto Belo e Tijucas.

Foto: Divulgação Ascom/SES

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Grupo “Mãos que Criam” transforma tardes em momentos de arte, cuidado e acolhimento

Confira o filme que estreia no Cine Gracher esta semana

Sargento Indalêncio é homenageado durante reunião do Conseg de Campo Alegre

Acidente entre moto e carro deixa dois feridos em Rio Negrinho

Nova diretoria da Casa da Amizade toma posse em solenidade que acontece neste momento

Prefeitura de Rio Negrinho abre vagas de estágio para estudantes da área de Educação