O município de Palhoça, na Grande Florianópolis, decretou situação de emergência após a proliferação de carrapatos na região do Lago da Pedra Branca, um local afetado pelo crescimento da população de capivaras. A situação se agravou após a confirmação de um caso de febre maculosa, doença transmitida pelos carrapatos.
A Prefeitura de Palhoça informou que aguarda uma resposta do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para receber orientações sobre a criação de um plano de manejo responsável para controlar a superpopulação de capivaras.
O prefeito Eduardo Freccia ressaltou que a alimentação das capivaras pela população contribui para o aumento da população do animal, que permanece na região, facilitando a proliferação dos carrapatos.
A população foi orientada a evitar a área afetada e a tomar precauções, como não se sentar diretamente na grama. Além disso, os donos de animais de estimação devem garantir que seus pets estejam protegidos com medicamentos específicos contra pulgas e carrapatos.
As capivaras, que abrigam o carrapato-estrela, principal transmissor da febre maculosa, são consideradas vetores do parasita, permitindo que o ciclo de vida do carrapato seja completado e o parasita se espalhe para novas áreas.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO