Gestação Rara: Hospital registra nascimento de trigêmeas após acompanhamento especializado em SC

Botões de Compartilhamento

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, unidade contratualizada com a Secretaria do Estado da Saúde (SES), viveu um momento especial na terça-feira (4). Graziela Cândido, de 36 anos, deu à luz trigêmeas na maternidade da instituição.

Fotos: Monica Rocha

Mãe dos gêmeos Vitor e Vicente, de 8 anos, e da pequena Ana Julia, de 6, Graziela trouxe ao mundo as meninas Helena (2.480 kg), Heloísa (2.250 kg) e Aurora (2.140 kg) em um parto emocionante.

A gestação de Graziela, que foi acompanhada pela equipe multiprofissional do ambulatório de Alto Risco da instituição desde o início, foi marcada por cuidados especiais, uma vez que se tratava de uma gravidez de risco.

Com 35 semanas e um dia de gestação, ela descreve a experiência como tranquila, apesar da raridade do caso.

“A equipe é incrível. Durante todo o meu processo, fui muito bem acolhida e tive uma gestação, mesmo com trigêmeos, tranquila”, afirmou Graziela. “Foi um parto emocionante; chorei quando tive elas nos meus braços. Será um momento para toda a vida.”

O médico ginecologista e obstetra Leandro Fossati Silveira, responsável pelo acompanhamento e pelo parto, explica que a gestação múltipla é um caso raro e que o fator genético desempenha um papel importante.

“O mais interessante foi que essa gestação múltipla foi tricoriônica e triamniótica, ou seja, cada bebê tinha sua própria placenta e bolsa amniótica”, relata o médico.

Ele também destaca a importância da adesão de Graziela ao pré-natal de alto risco, que incluiu monitoramento e exames rigorosos conforme a conduta médica. “O resultado foi um parto lindo, com bebês saudáveis e uma parturiente em ótima recuperação. Parabéns ao casal!”

Em 2024, entre janeiro e dezembro, o Hospital Nossa Senhora da Conceição realizou um total de 2.341 partos, entre cesarianas e normais, reafirmando seu compromisso com a saúde materno-infantil na região.

A unidade hospitalar conta com um completo Centro Materno-Infantil, que inclui Ambulatório de Alto Risco, Maternidade, Centro Obstétrico, Banco de Leite Materno e UTI Neonatal, com uma equipe médica e multidisciplinar especializada.

Atende toda a região da Amurel e também pacientes referenciados de outras regiões por meio da Central de Regulação Estadual. O Hospital Nossa Senhora da Conceição possui Certificado de Qualidade emitido pela Organização Nacional de Acreditação e é reconhecido como referência em diversos serviços de alta complexidade e para gestação de alto risco em Santa Catarina.

Com informações da Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Peça de quase 5 toneladas cai sobre trabalhador na ETA Cubatão em Joinville

Alunos da Rede Municipal se destacam na 19ª OBMEP com conquistas estaduais e nacionais

Rio Negrinho: Assistência Social adquire novo veículo para fortalecer atendimentos externos

Procon realiza fiscalização nos postos de combustíveis de São Bento do Sul

Cadela Zaara de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar encerra trajetória de nove anos na corporação

Produção industrial catarinense avança 4,8% no ano até maio