Papa Francisco tem estado de saúde atualizado; veja boletim médico

Botões de Compartilhamento

Um novo boletim médico divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira (3) informou que o papa Francisco “dormiu bem toda a noite”. Internado há 18 dias, no Hospital Gemelli de Roma, o pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral – que atinge os dois pulmões – no último dia 18.

VATICAN CITY, VATICAN - 2024/11/20: Pope Francis arrives in St. Peter's Square for his traditional General Audience in Vatican City. (Photo by Stefano Costantino/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

Nesse domingo (2), a condição clínica do Santo Padre permaneceu estável e ele não precisou de ventilação mecânica não invasiva, mas apenas de oxigenoterapia de alto fluxo. Na última sexta-feira (28), o pontífice apresentou uma crise isolada de broncoespasmo que resultou em um episódio de vômito com aspiração e um ‘agravamento repentino do quadro respiratório’.

Em um discurso preparado para o Angelus e publicado pela Santa Sé, Francisco agradeceu aos fiéis por sua proximidade em seu momento de “fragilidade” e os exortou a continuarem rezando pela paz no mundo, assim como rezam por ele. “Daqui, a guerra parece ainda mais absurda”, disse ele, pedindo em particular orações por “Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e Kivu”.

Histórico de saúde do papa

O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.

Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido. Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.

No dia 14 de fevereiro deste ano, o papa também foi hospitalizado por quadro de bronquite. Depois teve novo diagnóstico de infecção polimicrobiana e em seguida pneumonia nos dois pulmões.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS

Alunos da Escola Jorge Zipperer participam da Câmara Mirim e apresentam projeto sobre a Bracatinga na Tribuna Livre

Dia do Colono será celebrado com Sessão Festiva na Câmara no dia 22 de julho

Adolescentes são apreendidos após tentativa de assalto a motorista de aplicativo em SC

Bombeiros realizam atendimento de emergência a bebê de 2 meses em Canoinhas

Homem fica ferido após sofrer queda de motocicleta em São Bento do Sul