Corpo de Bombeiros Militar investe em novo GPS para aprimorar trabalho com cães de busca e resgate

Botões de Compartilhamento

Buscando aprimorar ainda mais a qualidade e a agilidade das operações realizadas pelos binômios, dupla formada entre o bombeiro militar e o cão de busca e resgate, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está investindo em novos equipamentos de alta tecnologia. O mais recente avanço é a aquisição de um moderno GPS acoplado a uma coleira rastreadora, equipado com o sistema InReach.

Essa tecnologia permite a comunicação em qualquer região remota, facilitando o monitoramento em tempo real da área varrida pelo cão e sua localização precisa durante as buscas.

O primeiro exemplar desse equipamento está atualmente em fase de testes com o cabo Jean Renato Vieira e sua cadela Ilha, integrantes do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), em Florianópolis. Segundo o militar, o novo GPS trará mais segurança e eficiência para as operações.

“Quando estamos em campo, nossos cães ficam livres para realizar a varredura. Com o GPS na coleira, conseguimos visualizar em tempo real onde eles estão, o que nos dá mais segurança e controle sobre a operação”, explica o cabo Jean.

“Esse equipamento nos oferece muito mais qualidade e precisão nas buscas, permitindo identificar a distância percorrida pelo cão e detectar alertas de vítimas, mesmo que não possamos ouvir os latidos a grandes distâncias”, completa.

O equipamento traz também mais segurança à equipe, permitindo que a comunicação ocorra mesmo em locais onde não há sinal de telefonia.

Cinotecnia

A atividade de cinotecnia desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina começou em 2003, de forma incipiente, na cidade de Xanxerê, no Oeste catarinense. Em 2008, com o advento do desastre climático que assolou o estado, mais precisamente o Vale do Itajaí, a atividade foi aprimorada.

Atualmente, os treinamentos e o modelo de cinotecnia adotados por Santa Catarina, em que o cão faz parte da família dos bombeiros e convive com eles durante 24 horas por dia, são referências nacionais. A corporação conta com uma Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Policiais rodoviários salvam bebê de 16 dias que estava engasgada em SC

Tuberculose: conheça sintomas, prevenção e tratamento

Rio Negrinho: inscrições para castração gratuita de cães e gatos acontecem de 24 a 28 de novembro

Corpo é encontrado carbonizado dentro de carro incendiado em Joinville

Detran/SC e Cetran/SC prorrogam prazo para o cumprimento da Lei Federal que regulamenta a atividade de motofretistas e mototaxistas

Escotista de Rio Negrinho representará Santa Catarina no JamCam 2025, na Colômbia