Santa Catarina sanciona lei que garante atendimento preferencial a doadores regulares de sangue em estabelecimentos comerciais

Botões de Compartilhamento

Já está em vigor a lei que assegura atendimento preferencial a doadores regulares de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea em estabelecimentos comerciais, eventos patrocinados pela administração pública estadual e em procedimentos administrativos dos órgãos públicos de Santa Catarina.

Foto: Marco Favero | Secom

Sancionada no dia 22 de janeiro de 2025, a Lei Nº 19.250, denominada Solidariedade à Frente, foi proposta pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). Para usufruir do benefício, o doador deve comprovar pelo menos duas doações de sangue no último ano ou uma doação de medula óssea nos últimos três anos, realizadas em instituições sediadas no estado. O direito poderá ser comprovado por meio de carteirinhas ou atestados emitidos pelos órgãos responsáveis.

O descumprimento da lei pode resultar em multa de R$ 1.412,00, com reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em caso de reincidência, o valor será dobrado.

Hemosc reforça importância da doação

O Hemosc, responsável por 98% do sangue coletado e distribuído no estado, possui unidades em nove municípios catarinenses: Blumenau, Joinville, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joaçaba, Chapecó, Jaraguá do Sul e Tubarão.

Para doar sangue, é necessário agendar um horário no site do Hemosc e atender aos requisitos básicos, como ter entre 18 e 69 anos (ou entre 16 e 17 anos com autorização dos responsáveis), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, evitar consumo de álcool nas 12 horas anteriores à doação, evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Confira o filme que estreia no Cine Gracher esta semana

Sargento Indalêncio é homenageado durante reunião do Conseg de Campo Alegre

Acidente entre moto e carro deixa dois feridos em Rio Negrinho

Nova diretoria da Casa da Amizade toma posse em solenidade que acontece neste momento

Prefeitura de Rio Negrinho abre vagas de estágio para estudantes da área de Educação

Sean “Diddy” Combs é condenado por prostituição, mas inocentado de outras acusações