Teste do Olhinho, realizado nos hospitais estaduais, agora é obrigatório em toda a rede de saúde de SC

Botões de Compartilhamento

O Governo do Estado torna obrigatória a realização do Teste do Reflexo Vermelho, conhecido por Teste do Olhinho, para a detecção de retinoblastoma nos recém-nascidos em todas as maternidades e hospitais públicos e privados de Santa Catarina a partir desta quinta-feira, 27 de fevereiro. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já realiza o teste nas unidades próprias. O exame precisa ser feito nas primeiras 72 horas após o nascimento do bebê.

Foto: Freepik/Reprodução

A lei 19.108, de 29 de novembro de 2024, sancionada pelo governador Jorginho Mello, prevê ainda que o exame deverá ser repetido aos 4 (quatro), 6 (seis) e 12 (doze) meses após o nascimento, nas unidades de Atenção Básica de Saúde. E, também, em consulta especializada, aos 2 (dois) e 3 (três) anos de idade.

“As maternidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde já realizam o Teste do Olhinho nas primeiras horas de vida do recém-nascido. É um exame simples e não invasivo. Nas Unidades Básicas de Saúde, o exame é feito quando os pais levam o bebê para a consulta de avaliação de crescimento e desenvolvimento, e o profissional anota os resultados na carteira da criança. A lei veio para regulamentar a adequação e manutenção do exame em todas as unidades”, explica a diretora de Atenção Primária à Saúde, Angela Blatt Ortiga.

O Teste do Olhinho é um exame simples, rápido e indolor. Não necessita de dilatação das pupilas, utiliza equipamento simples de baixo custo, como o oftalmoscópio direto. O exame deve ser realizado por pediatra ou médico da saúde da família capacitado durante a avaliação clínica do recém-nascido. 

Caso a criança tenha nascido fora do ambiente hospitalar, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), devem fazer a avaliação. Os resultados são anotados na caderneta da criança, fornecida a cada nascido vivo no estado.

Havendo o diagnóstico de retinoblastoma, imediatamente os pais ou responsáveis devem ser comunicados, e a criança, encaminhada para o devido tratamento no serviço de referência.

Triagem Neonatal em SC

A triagem neonatal é uma das etapas fundamentais da atenção à saúde do recém-nascido, identificando precocemente doenças congênitas e outras condições de saúde que possam comprometer o desenvolvimento saudável da criança. Em Santa Catarina, os exames realizados nos primeiros dias de vida são o Teste do Pezinho, Teste da Orelhinha, Teste do Coraçãozinho, Teste da Linguinha e Teste do Olhinho.

A integração dessas ações de triagem neonatal assegura uma abordagem abrangente e preventiva, focada na promoção da saúde e bem-estar das crianças desde os primeiros dias de vida, contribuindo para a redução das taxas de mortalidade e morbidade neonatal.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Lei municipal proíbe fogos de artifício com barulho em Rio Negrinho

Entre balões, abraços e despedidas: alunos do Colégio Jorge Zipperer vivem último dia de aula com emoção e reconhecimento

VÍDEO: Estátua da Havan desaba após fortes rajadas de vento de 90km/h no RS

Natal Solidário em Rio Negrinho arrecada mais de uma tonelada de alimentos com pista de patinação

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho inaugura ampliação da sede com novos espaços modernos

Confira a previsão do tempo para esta semana em SC